Relatório soma todos os atendimentos de janeiro a
dezembro do ano passado
Instalada há pouco mais de um ano no município, a Ouvidoria SUS vem prestando o
serviço de direito do cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O
programa em Içara atendeu de janeiro a dezembro de 2015 o total de 777
manifestações por meio de telefone, contato presencial, internet e cartas.
Um relatório geral dos atendimentos foi efetuado para apontar os pontos
positivos e negativos do serviço, com a expectativa de aumentar ainda mais a
qualidade em 2016. “A maioria da nossa demanda é por telefone, com 59,85% das
manifestações. Já o atendimento presencial soma 28,06%, seguido do formulário
pela internet com 6,31%, e-mail que gera um total de 5,02% e carta que fechou o
ano sendo 0,76% da procura”, colocou a responsável técnica pela Ouvidoria SUS,
Vera Nuernberg.
Ainda segundo ela, todos os pontos destacados pelos içarenses são fundamentais
para o planejamento da gestão. “Nosso papel é fazer esta intermediação entre
cidadão e a saúde, ouvindo e transmitindo a quem compete resolver a questão”
frisou.
O sistema de saúde é o único que atualmente aceita denúncias anônimas e o
Ministério da Saúde tem monitorado os casos, que constatou em 80% dos casos
indícios de irregularidades nas reclamações. Da mesma forma, os elogios e
sugestões também são avaliados pelos profissionais.
Para o secretário Saúde, Lauro José Marques Nogueira, é necessário otimizar
cada vez mais a comunicação entre o usuário do SUS e o município.
“Precisamos fortalecer a participação da população promovendo o exercício da
cidadania, através da manifestação ou da busca de informações”, ressaltou
Nogueira.
Fonte: Agência Brasil