Acesso do Associado
Notícias
Ouvidoria SUS realizou mais de 700 atendimentos em 2015
SINDHOSPI

Relatório soma todos os atendimentos de janeiro a dezembro do ano passado

Instalada há pouco mais de um ano no município, a Ouvidoria SUS vem prestando o serviço de direito do cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa em Içara atendeu de janeiro a dezembro de 2015 o total de 777 manifestações por meio de telefone, contato presencial, internet e cartas.

Um relatório geral dos atendimentos foi efetuado para apontar os pontos positivos e negativos do serviço, com a expectativa de aumentar ainda mais a qualidade em 2016. “A maioria da nossa demanda é por telefone, com 59,85% das manifestações. Já o atendimento presencial soma 28,06%, seguido do formulário pela internet com 6,31%, e-mail que gera um total de 5,02% e carta que fechou o ano sendo 0,76% da procura”, colocou a responsável técnica pela Ouvidoria SUS, Vera Nuernberg.

Ainda segundo ela, todos os pontos destacados pelos içarenses são fundamentais para o planejamento da gestão. “Nosso papel é fazer esta intermediação entre cidadão e a saúde, ouvindo e transmitindo a quem compete resolver a questão” frisou.

O sistema de saúde é o único que atualmente aceita denúncias anônimas e o Ministério da Saúde tem monitorado os casos, que constatou em 80% dos casos indícios de irregularidades nas reclamações. Da mesma forma, os elogios e sugestões também são avaliados pelos profissionais.  

Para o secretário Saúde, Lauro José Marques Nogueira, é necessário otimizar cada vez mais   a comunicação entre o usuário do SUS e o município. “Precisamos fortalecer a participação da população promovendo o exercício da cidadania, através da manifestação ou da busca de informações”, ressaltou Nogueira.

Fonte: Agência Brasil

 

Últimas Notícias
COPYRIGHT © SINDHOSPI 2015
RUA 1 DE MAIO, N 687, CENTRO - TERESINA - PI
FONE: (86) 3221-6742 / Fax: (86) 3221-8292
administrativo.sindhospi@uol.com.br
juridico.sindhospi@uol.com.br
sindhospi@uol.com.br